Artigos

PorTarik M. Sakr

Consultoria

Uma pergunta que poucas pessoas e empresas se fazem, que poderia antecipar muitos problemas e perdas:

Estou usando o profissional certo, para a atividade certa?

Imagine que existe uma demanda nas instalações da sua empresa, porém, a mesma não possui um profissional habilitado na área e acaba designando alguém sem competência técnica par resolver o problema. Muito provavelmente, a solução encontrada não será a melhor: haverá desperdício de materiais, excesso de tempo na execução do mesmo, ou ainda a má execução do serviço – que poderá gerar situações piores como incêndios, curtos circuitos, choques elétricos, fugas de corrente, etc.

Pensando nessas situações, a TSK Engenharia disponibiliza sua expertise para esses casos.

Tem dúvidas se este é o seu caso? Veja algumas das formas como é possível se beneficiar de uma consultoria:

– Elaboração de descritivo técnico para manutenção ou instalação elétrica;

– Assistência judicial;

– Elaboração de orçamento a partir de descritivo técnico;

– Supervisão de Obras e serviços de instalações elétricas

– Consultorias profissionais acerca de serviços de engenharia elétrica. –

– Auxílio em questionamentos e dúvidas em geral.

Se tiver qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco pela aba Contatos.

PorTarik M. Sakr

Certificação de instalações elétricas

Cada vez é maior o número de empreendimentos que são construídos sem que sejam seguidos os mínimos parâmetros técnicos. Esse número é tão grande quanto o número de reclamações de proprietários infelizes com a aquisição destes imóveis.

Para que sejam cumpridas as expectativas e os direitos dos proprietários, os mesmos podem solicitar uma avaliação do sistema elétrico do empreendimento.

Uma avaliação terceirizada, sem interesses ocultos, pode apontar grandes falhas.

Essa avaliação é feita através de um estudo direcionado, que comtempla, a análise dos projetos e das instalações realizadas. Esse estudo é chamado de Certificação das Instalações Elétricas.

Como forma de ajudar a identificar se o caso necessita de uma certificação, leve em consideração a seguinte situação: instalação é relativamente nova (12 meses ou menos) e apresenta problemas como oscilação de energia, curto circuitos, choques elétricos em locais públicos, algum incêndio pequeno – ou mais, derretimento da proteção dos cabos. Outros problemas que acontecem de forma recorrente também podem indicar falhas na instalação elétrica.

PorTarik M. Sakr

Laudos para Créditos de ICMS

Empresas que possuem processos industriais podem ter uma parte do valor da energia elétrica consumida revertida em créditos de impostos.

Para que haja segurança nessa manobra, é necessária uma forma de comprovar o quanto se é devido creditar. Para isso é necessário um laudo que consiga levantar o perfil energético da empresa.

Um laudo bem estruturado garante que a empresa possa restituir esses créditos com a segurança de que no caso de uma fiscalização, não ocorram problemas com a Fazenda.

Sua empresa já se se utiliza dos créditos do ICMS referentes a energia elétrica?

Se ainda não, não deixe de entrar em contato conosco para maiores informações.

Se sim, nos colocamos a disposição para esclarecimentos de dúvidas e uma validação do seu atual laudo.

PorTarik M. Sakr

Laudos de Instalações Elétricas

Existem casos em que as instalações elétricas não estão de acordo com as boas práticas de segurança, o que pode ocasionar choques elétricos, curto circuitos, aumento na conta de energia, incêndios, dentre outros problemas.

A emissão de um laudo de instalação elétrica tem como objetivo ajudar o proprietário do imóvel a saber quais as falhas, e prever uma manutenção efetiva.

O laudo da TSK Engenharia traz junto de si uma orientação sobre os problemas em forma escalonada de reparos, para que o investimento possa ser realizado da forma mais planejada o possível.

PorTarik M. Sakr

Documentação para lojas em centro comerciais

Os centros comerciais – shopping centers – possuem cada um uma política de instalações, visando contribuir com a organização e segurança do empreendimento.

A TSK Engenharia trabalha realizando essa documentação, através de laudo e consultoria acerca das adequações do sistema elétrico da unidade que virá a se tornar uma loja.

PorTarik M. Sakr

Projeto e aprovação de Medição Agrupada e Padrões de entrada

Para instalações com mais de uma unidade consumidora ou com carga trifásica, existem normas das concessionárias locais que devem ser atendidas através de documentação específica.

Toda essa documentação e o acompanhamento das execuções garantem que não haja atrasos nem perda de material no ato da ligação.

PorTarik M. Sakr

Quanto custa uma ART?

Nos dias atuais, dificilmente um engenheiro – seja qual for a especialidade – não ouviu uma máxima igual ou parecida com esta: “Qual o valor pra você pode “só assinar isso aqui”?”.

Sempre que ouço algo assim, lembro-me do meu primeiro dia de aula na faculdade, onde o então coordenador de curso contou uma anedota.

“Vocês sabem a diferença entre o médico e o engenheiro?”. Naquela altura, por vergonha ou medo, ninguém se atreveu a responder.

Uma pequena lição.

Ele continuou: “Explico. O médico está trabalhando, fazendo uma cirurgia, por exemplo. O paciente por algum motivo, morre. Ele olha no relógio, anota a hora da morte. Termina o procedimento e vai pra casa. Vida que segue.”

Ele continuou: “Um engenheiro por sua vez, faz determinado projeto. Por obra do destino, erra a posição de uma vírgula. Projeto aprovado. Obra concluída. Meses depois uma catástrofe leva a vida de mais de uma centena de pessoas. O engenheiro acompanha a obra que projetou ruir, levando muitos a óbito.”

Após uma pequena pausa, a pergunta: “Depois disso, engenheiro vai pra casa, igual ao médico, vida que segue, certo?”.

Mais uma pausa. “A resposta é não. Ele vai pra igreja rezar. Um erro pode causar um prejuízo muito maior que o financeiro.”

Uma lição que levo comigo até hoje.

O perigo da irresponsabilidade

A “canetada” é algo quase que cultural em nosso país, mas devemos entender que estamos passando por um período de transição: de tecnologias e de pensamento. ´

Com relação as tecnologias, precisamos reforçar que a evolução e popularização de equipamentos elétricos tem gerado instalações sobrecarregadas, que por sua vez, tendem a ser inseguras, podendo acarretar prejuízos humanos e materiais.

Já no campo do pensamento, enquanto profissionais, devemos cada vez mais nos preocupar com a segurança.

Não existe canetada que pague a responsabilidade. O dinheiro é sim necessário para nosso sustento e o de nossa família, e o devemos ganhar. Entretanto, isso não deve custar o risco da vida de outrem.

Cabe a nós, mudar este estigma da insegurança e irresponsabilidade.

Afinal, qual o valor de uma ART?

O preço é tabelado pelos CREAs. Geralmente algo em torno de 90 reais – mas isso pode variar de acordo com o valor do contrato.

Porém, para saber o valor, vale lembrar o que significa: Anotação de Responsabilidade Técnica.

Somos responsáveis pelo que acontece. E não há responsabilidade mais bela que a de garantir a segurança daqueles que confiam em nós para dizermos se é seguro, fiável e viável. Ou não.  

PorTarik M. Sakr

Projetos elétricos de Baixa tensão

Com a evolução das construções e dos dispositivos eletroeletrônicos, cada vez mais se faz necessária uma organização e planejamento técnico das instalações elétricas de um imóvel.

Os projetos elétricos tem como objetivo fornecer uma instalação segura a longo prazo e cortar custos no ato da instalação, já que podemos prever uma grande parte dos materiais que serão instalados – o que dá poder de compra ao proprietário.

Outra vantagem, é que com as instalações devidamente dimensionadas, o risco de problemas elétricos reduz drasticamente, fazendo com que usuários, equipamentos, móveis e o próprio imóvel estejam muito mais seguros contra perdas por incêndios e curto circuitos.